PÓS GRADUAÇÃO - NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO

Aulas Presencial aos sábados

Mensalidade

Sobre o Curso

Desenvolver competências e habilidades para que o professor seja capaz de planejar e gerir o uso de tecnologias educacionais utilizadas no ensino presencial, no ensino semipresencial e no ensino a distância, além de desenvolver práticas e técnicas de produção de material audiovisual formulando e avaliando novas estratégias de implementação das TIC`s na educação.

Estrutura Curricular

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
01As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação30
02Mídias e Educação30
03Didática, Planejamento e o Uso da TIC na Docência30
04Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem3
05Criatividade e Inovação Tecnológica na Educação30
06Inteligência Coletiva e Aprendizagem Colaborativa30
07Gestão, Avaliação e Validação de Projetos Educacionais30
08Acessibilidade e Tecnologia Assistiva na Educação30
09Storytelling na Educação30
10Gamificação Aplicada à Educação30
11Metodologia da Pesquisa: oficina prática30
12Design Thinking Aplicado à Educação30

Ementas

Educação e Comunicação. Conceitos Introdutórios de Tecnologia da Informação e Comunicação; Mídia-educação. Tópicos em Informática Educativa; A mediação pedagógica e o uso das TIC; A mediação pedagógica no ensino-aprendizagem através das TIC.

Pedagogias dos meios de comunicação e informação. Compreensão dos conceitos, caracterização e aspectos históricos sobre mídias educacionais. Mídia e tecnologias digitais: novos suportes e novas linguagens na constituição do campo do conhecimento. Mídia-Educação como fundamento teórico-metodológico para a formação e atuação profissional. Estudo de algumas mídias educacionais e tecnologias de informação e comunicação (TICs) e seu potencial pedagógico.

O papel do docente no contexto da cultura digital: competências digitais e didáticas, mediação pedagógica. O planejamento, docência e avaliação em aulas híbridas e online. Estratégias Didáticas com TIC. Elaboração de um Planejamento enfatizando o desenvolvimento de aulas inovadoras com TIC.

Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA). Ações Educacionais Ativas. Articulação dos saberes. Aprendizagem Significativa. Vantagens e desvantagens do ensino ativo. Novos papéis do educador e do educando na relação ensino aprendizagem. Abordagem dos principais tipos de metodologias ativas. Engajamento de alunos com o uso de metodologias ativas.

Visão geral sobre as mudanças na educação do século XXI. Refletir, discutir e aplicar métodos e técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem na atualidade. Metodologias Ativas. Recursos pedagógicos com ênfase no ensino e aprendizagem criativos. Recursos tecnológicos. Recursos tecnológicos com ênfase no ensino e aprendizagem. Uso de inovação e criatividade aliado às tecnologias para o fortalecimento do ensino presencial, híbrido e online. Gravação de um vídeo piloto (tema definido pelo professor), seguindo o roteiro: produção, gravação e edição.

Fundamentação teórica da aprendizagem colaborativa: conceitos de sociedade em rede, construção coletiva do conhecimento e formação de comunidades virtuais. Possibilidades da aprendizagem colaborativa a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação –TIC’s. Uso de agentes inteligentes e da construção coletiva. Estratégias pedagógicas para a aprendizagem colaborativa, incluindo experiências realizadas e suas contribuições para a aprendizagem colaborativa.

Conceitos, diretrizes e métodos de gestão de projetos no contexto educacional. Articulações dos saberes da área de gestão de projetos para o desenvolvimento de propostas educacionais nas modalidades presencial e a distância (elaboração de um Projeto).  Metodologias de avaliação e validação, a partir da perspectiva da gestão de projetos.

Conceitos de acessibilidade e tecnologia assistiva na educação. Perspectivas pedagógica, tecnológica, comunicacional, legal e social de diferentes maneiras de utilização da tecnologia assistiva nos processos educacionais. As interações e as possibilidades de uso em novos modelos educativos, articulando concepções sobre o papel social dessa tecnologia como instrumento de acessibilidade, diversidade, inovação e equiparação de oportunidades.

Conceito, características e linguagem do storytelling. O papel do Storytelling na história da humanidade. Storytelling na educação: sua relação entre narrativas e aprendizado. Vantagens de aderir ao storytelling na educação infantil e no ensino de jovens e adultos. Princípios e as técnicas aplicadas no Storytelling para a produção de conteúdo transmídia, explorando os diversos gêneros audiovisuais. Gravação de um vídeo de um minuto para um canal digital.

Compreensão do uso dos Games na Educação para potencializar aprendizagens. Classificação dos Games. Atividades práticas de games para fins educacionais. O uso de Games da Educação Infantil ao Ensino Superior. Gamificação na Educação. Ferramentas de gamificação. Processos de Gamificação na Educação. Tendências da Gamificação na atualidade.

Introdução a metodologia científica; Métodos e técnicas de pesquisa científica; Fontes de pesquisa; Trabalhos científicos: projeto e artigo. Normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa. Elaboração de um artigo científico.

O Design Thinking, seus métodos e ferramentas. O design thinking e sua contribuição no processo educacional. O uso das técnicas de design thinking para a elaboração de projetos centrados na oportunidade de gerar soluções inovadoras. Elaboração de projetos a partir de percepções de situações-problemas de cotidiano escolar.