Pesquisar
Close this search box.

NPJ – Núcleo de Prática Jurídica

CURSO DIREITO

ATIVIDADES

O Núcleo de Práticas Jurídicas tem como finalidade coordenar, supervisionar e orientar a execução das atividades do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Direito do IAMES, de forma que possa desenvolver no aluno-estagiário habilidades próprias para a sua qualificação, permitindo assim, que a sua atuação como profissional venha se pautar em valores de responsabilidade, solidariedade, ética e bem comum.

As atividades de Estágio Supervisionado serão exclusivamente práticas, sem utilização de aulas expositivas, compreendendo, entre outras: redação de atos jurídicos e profissionais, peças e rotinas processuais, assistência e atuação em audiências e sessões, vistas relatadas a órgãos judiciários, prestação de serviços jurídicos, práticas de negociação, mediação e sua modalidades, conciliação, arbitragem e práticas de tutela coletiva, bem como a prática do processo judicial eletrônico, tudo sob o controle, orientação e avaliação do Núcleo de Prática Jurídica. O estudo do Código de Ética e Disciplina das profissões jurídicas deve perpassar todas as atividades vinculadas ao Estágio Supervisionado.

As atividades de Estágio Supervisionado poderão ser reprogramadas e reorientadas de acordo com as competências gradualmente reveladas pelo aluno, até que se possa considerá-lo concluído, resguardando, como padrão de qualidade, os domínios indispensãveis ao exercício das diversas carreiras contempladas pela formação jurídica.

PERÍODO E

CARGA HORÁRIA

O Estágio Supervisionado será realizado do 6º ao 10ºsemestre do Curso de Graduação em Direito. O aluno deve desenvolver uma programação que totalize a carga horária mínima de 580 horas/aula a ser cumprida, o que corresponden a 13% da carga horária total do curso. 

Das 580 horas/aula, 300 horas/aula será destinadas às atividades de prática real, o que corresponde a 51,72% da carga horária total do Estágio Supervisionado.

Durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, serão organizadas visitas orientadas, as quais abrangem os diversos órgãos jurisdicionais, assim como a assistência de audiências reais e julgamentos nos diversos fóruns e tribunais, com apresentação de relatórios das audiências. Das visitas programadas devem ser redigidos relatórios circunsanciados a serem apresentados ao Professor de Estágio para a avaliação.

ATIVIDADES

6º e 7º semestre

Nos 6º e 7º semestre do Curso de Graduação em Direito serão oferecidos os componentes curriculares “Estágio Supervisionado – Prática Jurídica Simulada I” e “Estágio Supervisionado – Prática Jurídica Simulada II”, respectivamente, com carga horária de 80 horas/aula cada, a ser cumprida em atividades de prática simulada.

A prática simulada abrange o exercício prático das atividades forenses e não forenses; a elaboração de peças processuais e profissionais simuladas e a atuação em processos simulados. A pauta de atividades simuladas inclui ainda o estudo de peças, rotinas e fases do processo, nos diversos procedimentos, pelo exame de autos findos.

Nos 6º e 7º semestres do Curso de Graduação em Direito serão oferecidos os componentes curriculares “Estágio Supervisionado – Prática em Conciliação e Mediação” e “Estágio Supervisionado – Prática em Negociação e Arbitragem”, respectivamente, com carga horária de 40 horas/aulas cada, a ser cumprida em atividades de prática de conciliação, mediação, negociação e arbitragem. A prática de conciliação, mediação, negociação e arbitragem abrange o exercício simulado e/ou real das técnicas relacionadas a cada modalidade para solução de conflitos.

ATIVIDADES

DO 8º, 9º E 10º SEMESTRE

No 9º semestre do Curso de Graduação em Direito será oferecido o componente curricular “Estágio Supervisionado – Prática de Tutela Coletiva”, com carga horária de 40 horas/aula a ser cumprida em atividades de práticas de tutela coletiva.

Nos 8º, 9º e 10º semestres do Curso de Graduação em Direito serão oferecidos os componenetes curriculares “Estágio Supervisionado – Prática Jurídica Real I”, “Estágio Supervisionado – Prática Jurídica Real II” e “Estágio Supervisionado – Prática Jurídica Real III”, respectivamente, com carga horária de 100 horas/aula, cada, a ser cumprida em atividades de prática real.

A prática real será realizada na própria Instituição, no Núcleo de Prática Jurídica, admitindo-se sua realização parcial por meio de convênios com entidades ou instituições e escritórios de advocacia; serviços de assistência judiciária implantados na instituição; órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública ou, ainda, em departamentos jurídicos oficiais, em qualquer caso, na supervisão das atividades e na elaboração de relatórios que deverão ser encaminhados à Coordenação de Estágio, para a avaliação pertinente.

A prática real abrange o atendimento de partes, a pesquisa, a elaboração de peças processuais e o acompanhamento dos respectivos processos através do Núcleo de Práticas Jurídicas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support