Pesquisar
Close this search box.

Tecnologia em Gestão Financeira

Grau Acadêmico:

Tecnólogo

Duração:

4 Semestres

Mensalidade com 59%

R$ 337,62

Turnos

Matutino, Vespertino e Noturno

Sobre o Curso

Missão

O Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Instituto Amazônico de Ensino Superior – IAMES atento as tendências, técnicas e inovações tecnológicas do mercado tem, por missão, capacitar e formar profissionais numa perspectiva sistêmica para atuar no segmento industrial, comércio e de serviços, qualificando-o a desenvolver, de forma plena, eficaz e inovadora, as atividades em finanças, bem como desenvolver capacidade empreendedora, responsabilidade social, sustentabilidade e a preservação ambiental, buscando a excelência no ensino através métodos inovadores.

No curso de Gestão Financeira do IAMES, o aluno é capacitado para o pensamento estratégico e sistêmico, para atender as exigências do mercado, bem como para solucionar os problemas inerentes à área financeira das empresas.

O curso superior de tecnologia em gestão financeira tem por objetivo capacitar o aluno a otimizar os processos de captação e investimento dos recursos empresariais por meio de informações de relatórios, análises financeiras e econômicas de mercado.

A Estrutura curricular do curso acompanha as mudanças nas políticas econômicas do país e os consequentes reflexos na área financeira. Os temas apresentados em sala de aula são atuais e auxiliam na construção de um profissional eficiente no planejamento financeiro de uma empresa, na organização e na aplicação de recursos.

Gestor e consultor no mercado financeiro. Elabora projetos de viabilidade econômica, interpreta demonstrações contábeis e indicadores econômicos. Atua com planejamento estratégico, capital de giro e gestão de riscos. O gestor financeiro é o profissional responsável tanto pela captação de recursos quanto pela administração das finanças de organizações públicas e privadas, tendo como atividades: elaborar informações a partir de dados numéricos para tomada de decisões; definir as metodologias de pesquisa econômicas e financeiras; coletar e organizar informações para elaboração do orçamento empresarial; identificar os diversos indicadores econômicos e financeiros e sua importância para análise das empresas; determinar o custo de ações ordinárias e preferenciais; identificar oportunidades e ameaças do mercado potencial; determinar os custos das fontes de financiamento a curto e longo prazo; negociar antecipação de pagamentos e descontos de valores a receber; avaliar potenciais de captação e investimentos de recursos; desenvolver relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros das empresas.

O curso superior de tecnologia em Gestão Financeira se destina a candidatos que busquem sua primeira experiência de graduação interessados nas diferentes áreas que o curso oferece enquanto formação integrada.

O Curso também oferece uma grande oportunidade a candidatos que já tenham uma graduação e queiram continuar sua formação fazendo um curso que venha complementar seus conhecimentos, ampliando sua  visão de realidade , considerando  a solução de  problemas inerentes à área financeira das empresas , a avaliação de potenciais de captação e investimentos de recursos, desenvolvimento de relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros de instituições  públicas ou privadas.

O Curso conta com um corpo docente constituído por doutores e mestres com ampla experiência no mercado de trabalho.

Estrutura Curricular

COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
SEMANAL SEMESTRAL
Fundamentos de Gestão 04 80
Matemática Financeira e Estatística 04 80
Economia e Mercados 04 80
Contabilidade Básica 04 80
Comunicação Empresarial 04 80
Metodologia Científica e Tecnológica 02 40
Cultura Afro-Brasileira e Relações Étnico-Raciais 02 40
Cultura Religiosa 01 20
CARGA HORÁRIA 25 500
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
SEMANAL SEMESTRAL
Sistemas de Informações Gerenciais 04 80
Finanças Empresariais 04 80
Legislação Tributária 04 80
Relações Interpessoais nas Organizações 04 80
Marketing Digital 02 40
Ética Profissional, Direitos Humanos e Cidadania 02 40
 Educação Ambiental e Responsabilidade Social 04 80
CARGA HORÁRIA 24 480
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
SEMANAL SEMESTRAL
Planejamento Estratégico Financeiro 04 80
Análise de Demonstrativos Financeiros 06 120
Análise de Crédito e Risco 04 80
Mercado de Capitais 04 80
Optativa I 04 80
Empreendedorismo e Inovações Tecnológicas 02 40
CARGA HORÁRIA 24 480
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
SEMANAL SEMESTRAL
Administração Financeira 04 80
Gestão Orçamentária 04 80
Custo e Formação do Preço de Venda 04 80
Análise e Decisão de Investimentos 04 80
Controladoria 04 80
Optativa II 04 80
CARGA HORÁRIA 24 480

Componentes Curriculares

COMPONENTES CURRICULARES CH %
Disciplinas Obrigatórias + Disciplinas Optativas 1.616 94,17
Atividades Complementares (*) 100 5,83
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 1.716 100,00
COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

SEMANAL SEMESTRAL
Sistema Financeiro Nacional 04 80
Custos em Gestão de Recursos Humanos 04 80
Plano de Negócios 04 80
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 04 80
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support