Pós graduação
10 meses
Aulas Presencial aos sábados
360 horas
R$ 537,20
Capacitar um profissional para o trabalho de intervenção psicopedagógica, para atuarem tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas de aprendizagem, em uma abordagem psicopedagógica, visando, prioritariamente, o desenvolvimento de estratégias para a superação das dificuldades de aprendizagem.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA | |
01 | Bases Epistemológica da Psicopedagogia | 30 |
02 | Fundamentos da Psicologia do Desenvolvimento | 30 |
03 | Fundamentos da Neuropsicologia | 30 |
04 | Aprendizagem, Desenvolvimento Humanos, Cognição e Afeto | 30 |
05 | Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem | 30 |
06 | Psicopedagogia e as Novas Tecnologias Educacionais | 30 |
07 | Avaliação Psicopedagógica | 30 |
08 | Diagnósticos e Intervenções Psicopedagógicas | 30 |
09 | Atuação Psicopedagógica no Contexto da Educação Formal | 30 |
10 | Atuação Psicopedagógica no Contexto Organizacional | 30 |
11 | Metodologia da Pesquisa: oficina prática | 30 |
12 | Práticas Psicopedagógicas Baseadas em Evidência | 30 |
Total | 360 |
Histórico da Psicopedagogia com enfoque ao surgimento desta no Brasil e do desenvolvimento do ser humano. A fundamentação teórica sobre os campos de atuação do Psicopedagogo. O código de ética desta área de atuação. Técnicas específicas do trabalho psicopedagógico. As diferenças e as relações entre a psicopedagogia terapêutica e a preventiva.
Psicologia: estudo introdutório; breve histórico de pressupostos epistemológicos. Desenvolvimento e aprendizagem: inter-relações e especificações. Desenvolvimento humano: processos básicos de maturação. Análise sistemática das grandes linhas da psicologia e suas relações com a educação: o elemento (conexionismo, behavorismo), o estruturalismo (gestaltismo, psicanálise e construtivismo), e o interacionismo. Fatores influenciadores do processo ensinoaprendizagem: pensamento / linguagem, motivação / emoção, a relação professor / aluno. A relação entre pensamento e linguagem.
A neuroanatomia funcional básica e a neuropsicologia das funções cognitivas (funções executivas, atenção, memória, linguagem, visuoconstrução, praxia e cognição social). Compreensão das alterações neuropsicológicas mais comuns na prática psicopedagógica (déficit de atenção, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, entre outros). Fundamentação teórica em avaliação neuropsicológica infantil e adulto. Discussão dos diferentes aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem.
A neuroanatomia funcional básica e a neuropsicologia das funções cognitivas (funções executivas, atenção, memória, linguagem, visuoconstrução, praxia e cognição social). Compreensão das alterações neuropsicológicas mais comuns na prática psicopedagógica (déficit de atenção, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, entre outros). Fundamentação teórica em avaliação neuropsicológica infantil e adulto. Discussão dos diferentes aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem.
A relação desenvolvimento e aprendizagem nas diferentes concepções teóricas e suas implicações educacionais. A relação entre aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo na teoria de Jean Piaget. Os fatores do desenvolvimento: a linguagem e a formação do pensamento. Fatores fundamentais do desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida escolar, cognitiva, emocional, social e física. A relação afeto e cognição no processo de conhecimento. Análise dos processos afetivos na dinâmica relacional aluno/professor, aprendiz/orientador, terapeuta/cliente.
Concepções sobre pensamento na neurofisiologia e em outras perspectivas. Teorias de aquisição da linguagem: behaviorista, gerativista, construtivista e sociointeracionista. Estudos sobre os processos de apropriação da linguagem e as implicações pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem na educação básica. Relação entre pensamento e linguagem no desenvolvimento atípico: linguagem de gêmeos, surdos e afásicos. Comunicação alternativa. A linguagem na educação.
A tecnologia educacional e a sua interação com a construção de conhecimento em espaços formais e não formais de educação. A Psicopedagogia e as novas tecnologias de informação e comunicação. A educação mediada pelas TICs presenciais e virtuais, com exposições sobre as relações entre a inserção da tecnologia na educação, projetos educacionais e o papel do psicopedagogo na atividade educativa mediada pela tecnologia.
As questões teórico-conceituais e metodológicas da avaliação psicopedagógica. Aprendizagem, memória e atenção. O uso das técnicas padronizadas na avaliação psicopedagógica. A construção de instrumentos de avaliação psicopedagógica: articulando a noção de competências e dificuldades. A avaliação psicopedagógica como instrumento para fundamentar a intervenção psicopedagógica.
Aspectos básicos do diagnóstico psicopedagógico. Fatores psicopatogênicos individuais e/ou contextuais dos distúrbios de aprendizagem. A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA). Diagnóstico Clínico. Diagnóstico Institucional. Intervenção psicopedagógica: conceitualização e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky, a intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação dos aspectos dinâmicos e psicossociais de grupos e instituições em seus vínculos com o aprender. Integração entre diagnóstico e intervenção.
Analisar a ação institucional em psicopedagogia. Identificar a função do psicopedagogo na escola, as condições de trabalho, possibilidades e limites. Abordar do papel do psicopedagogo frente aos problemas de aprendizagem existentes no sistema escolar. Identificar ações psicopedagógicas que auxiliem alunos e professores no cotidiano da escola. Analisar relação entre afetividade, emoções e aprendizagem e os recursos psicopedagógicos para intervenção no ambiente escolar.
As organizações no contexto atual. Tipos de organizações. A Psicopedagogia nas organizações empresariais: a instituição além da escola. Aprendizagem organizacional e interorganizacional. Treinamento de novos colaboradores. Noções de desenvolvimento de projetos e as possíveis articulações nos processos de aprendizagem nas organizações. A importância da inserção da psicopedagogia nas empresas.
Introdução a metodologia científica; Métodos e técnicas de pesquisa científica; Fontes de pesquisa; Trabalhos científicos: projeto e artigo. Normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa. Elaboração de um artigo científico.
Análise dos principais aspectos do movimento pela prática baseada em evidências. Ênfase na prática dos educadores a partir de conhecimento mais aprofundado sobre os resultados de pesquisas na área do ensino e da aprendizagem. Importância das práticas baseadas em evidência para as políticas públicas. Desenvolver uma prática escolar eficaz e promulgar uma comunicação entre a pesquisa científica e a prática profissional do psicopedagogo.
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