Pesquisar
Close this search box.

PÓS GRADUAÇÃO - PSICOPEDAGOGIA

Grau Acadêmico:

Pós graduação

Duração:

10 meses

Turnos

Aulas Presencial aos sábados

Carga Horária

360 horas

Mensalidade

R$ 537,20

Sobre o Curso

Capacitar um profissional para o trabalho de intervenção psicopedagógica, para atuarem tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas de aprendizagem, em uma abordagem psicopedagógica, visando, prioritariamente, o desenvolvimento de estratégias para a superação das dificuldades de aprendizagem.

Estrutura Curricular

 DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
01Bases Epistemológica da Psicopedagogia30
02Fundamentos da Psicologia do Desenvolvimento30
03Fundamentos da Neuropsicologia30
04Aprendizagem, Desenvolvimento Humanos, Cognição e Afeto30
05Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem30
06Psicopedagogia e as Novas Tecnologias Educacionais30
07Avaliação Psicopedagógica30
08Diagnósticos e Intervenções Psicopedagógicas30
09Atuação Psicopedagógica no Contexto da Educação Formal30
10Atuação Psicopedagógica no Contexto Organizacional30
11Metodologia da Pesquisa: oficina prática30
12Práticas Psicopedagógicas Baseadas em Evidência30
 Total360

Saiba mais

Ementas

Histórico da Psicopedagogia com enfoque ao surgimento desta no Brasil e do desenvolvimento do ser humano. A fundamentação teórica sobre os campos de atuação do Psicopedagogo. O código de ética desta área de atuação. Técnicas específicas do trabalho psicopedagógico. As diferenças e as relações entre a psicopedagogia terapêutica e a preventiva.

Psicologia: estudo introdutório; breve histórico de pressupostos epistemológicos. Desenvolvimento e aprendizagem: inter-relações e especificações. Desenvolvimento humano: processos básicos de maturação. Análise sistemática das grandes linhas da psicologia e suas relações com a educação: o elemento (conexionismo, behavorismo), o estruturalismo (gestaltismo, psicanálise e construtivismo), e o interacionismo. Fatores influenciadores do processo ensinoaprendizagem: pensamento / linguagem, motivação / emoção, a relação professor / aluno. A relação entre pensamento e linguagem.

A neuroanatomia funcional básica e a neuropsicologia das funções cognitivas (funções executivas, atenção, memória, linguagem, visuoconstrução, praxia e cognição social). Compreensão das alterações neuropsicológicas mais comuns na prática psicopedagógica (déficit de atenção, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, entre outros). Fundamentação teórica em avaliação neuropsicológica infantil e adulto. Discussão dos diferentes aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem.

A neuroanatomia funcional básica e a neuropsicologia das funções cognitivas (funções executivas, atenção, memória, linguagem, visuoconstrução, praxia e cognição social). Compreensão das alterações neuropsicológicas mais comuns na prática psicopedagógica (déficit de atenção, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, entre outros). Fundamentação teórica em avaliação neuropsicológica infantil e adulto. Discussão dos diferentes aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem.

A relação desenvolvimento e aprendizagem nas diferentes concepções teóricas e suas implicações educacionais. A relação entre aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo na teoria de Jean Piaget. Os fatores do desenvolvimento: a linguagem e a formação do pensamento. Fatores fundamentais do desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida escolar, cognitiva, emocional, social e física. A relação afeto e cognição no processo de conhecimento. Análise dos processos afetivos na dinâmica relacional aluno/professor, aprendiz/orientador, terapeuta/cliente.

Concepções sobre pensamento na neurofisiologia e em outras perspectivas. Teorias de aquisição da linguagem: behaviorista, gerativista, construtivista e sociointeracionista. Estudos sobre os processos de apropriação da linguagem e as implicações pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem na educação básica. Relação entre pensamento e linguagem no desenvolvimento atípico: linguagem de gêmeos, surdos e afásicos. Comunicação alternativa. A linguagem na educação.

A tecnologia educacional e a sua interação com a construção de conhecimento em espaços formais e não formais de educação. A Psicopedagogia e as novas tecnologias de informação e comunicação. A educação mediada pelas TICs presenciais e virtuais, com exposições sobre as relações entre a inserção da tecnologia na educação, projetos educacionais e o papel do psicopedagogo na atividade educativa mediada pela tecnologia.

As questões teórico-conceituais e metodológicas da avaliação psicopedagógica. Aprendizagem, memória e atenção. O uso das técnicas padronizadas na avaliação psicopedagógica. A construção de instrumentos de avaliação psicopedagógica: articulando a noção de competências e dificuldades. A avaliação psicopedagógica como instrumento para fundamentar a intervenção psicopedagógica.

Aspectos básicos do diagnóstico psicopedagógico. Fatores psicopatogênicos individuais e/ou contextuais dos distúrbios de aprendizagem. A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA). Diagnóstico Clínico. Diagnóstico Institucional. Intervenção psicopedagógica: conceitualização e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky, a intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação dos aspectos dinâmicos e psicossociais de grupos e instituições em seus vínculos com o aprender. Integração entre diagnóstico e intervenção.

Analisar a ação institucional em psicopedagogia. Identificar a função do psicopedagogo na escola, as condições de trabalho, possibilidades e limites. Abordar do papel do psicopedagogo frente aos problemas de aprendizagem existentes no sistema escolar. Identificar ações psicopedagógicas que auxiliem alunos e professores no cotidiano da escola. Analisar relação entre afetividade, emoções e aprendizagem e os recursos psicopedagógicos para intervenção no ambiente escolar.

As organizações no contexto atual. Tipos de organizações. A Psicopedagogia nas organizações empresariais: a instituição além da escola. Aprendizagem organizacional e interorganizacional. Treinamento de novos colaboradores. Noções de desenvolvimento de projetos e as possíveis articulações nos processos de aprendizagem nas organizações. A importância da inserção da psicopedagogia nas empresas.

Introdução a metodologia científica; Métodos e técnicas de pesquisa científica; Fontes de pesquisa; Trabalhos científicos: projeto e artigo. Normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa. Elaboração de um artigo científico.

Análise dos principais aspectos do movimento pela prática baseada em evidências. Ênfase na prática dos educadores a partir de conhecimento mais aprofundado sobre os resultados de pesquisas na área do ensino e da aprendizagem. Importância das práticas baseadas em evidência para as políticas públicas. Desenvolver uma prática escolar eficaz e promulgar uma comunicação entre a pesquisa científica e a prática profissional do psicopedagogo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support