Pós graduação
10 meses
Aulas Presencial aos sábados
360 horas
R$ 620,00
Proporcionar o aprofundamento teórico-metodológico sobre o transtorno do Espectro Autista – TEA para os profissionais que desejam atuar de maneira especializada junto aos alunos diagnosticados ou não, bem como capacitá-los para o desenvolvimento, a autonomia, a aprendizagem e a inclusão desses alunos no contexto social e no ambiente educacional.
DISCIPLINAS | CH | |
01 | Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva | 30 |
02 | Distúrbios e Transtornos Cognitivos e a Inclusão | 30 |
03 | Principais Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 40 |
04 | TEA: do Conceito a Evolução | 30 |
05 | Políticas Públicas e Legislação Aplicada ao TEA | 40 |
06 | Teoria Comportamental e a Inclusão da Pessoa com TEA | 60 |
07 | Atuação do Professor na Inclusão Educacional da Pessoa com TEA | 60 |
08 | Metodologia da Pesquisa: oficina prática | 20 |
09 | Avaliação Diagnóstica, PEI e Intervenção no Espectro Autistas | 60 |
10 | Práticas Educativas para Pessoas com TEA | 60 |
11 | Tecnologia Assistiva – T.A. na interação com alunos autistas | 30 |
12 | Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo* | 20 |
CHT | 460 |
A Educação Especial Inclusiva no contexto social, econômico e político brasileiro.
Princípios e fundamentos para construção de uma escola inclusiva. Abrangência e
pressupostos legais que garantem o atendimento e a inclusão do estudante públicoalvo da educação especial em uma perspectiva inclusiva.
Distúrbios da Aprendizagem. Transtornos, Distúrbio e Dificuldade de Aprendizagem. Características dos Distúrbios de Aprendizagem. Processo de Inclusão e os Distúrbios da Aprendizagem. Desenvolvimento de estudos dos atuais debates sobre a Educação Especial e o movimento dos processos inclusivos. Os discursos da inclusão e os contextos educativos: contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais.
Abordagem Psicológica e Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Os transtornos e os distúrbios relacionados a aprendizagem. Transtorno do Espectro Autista, TODA/H e TOD e Transtornos da Comunicação (linguagem).
Do Autismo ao Transtorno do Espectro Autista. A compreensão profunda e atualizada dos aspectos clínicos, comportamentais e educacionais do TEA. O Transtorno do Espectro Autista e as outras síndromes. A Importância da equipe multidisciplinar no tratamento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Pesquisa e debates sobre temas atuais relacionados ao Transtorno do Espectro Autista no Brasil e no mundo.
As Políticas públicas destinadas ao Transtorno do Espectro Autista e as implicações
que envolvem o Estado na sua implementação. As Políticas públicas relacionadas às
pessoas com o referido transtorno, bem como o descompasso existente entre o que
a lei prevê e o que o Estado implementa. A Legislação Nacional aplicada ao TEA.
Acordos internacionais relativos ao TEA. O TEA e o estatuto da pessoa com
deficiência. Direitos Humanos e Transtorno do Espectro Autista.
Histórico e Fundamentos teórico das terapias cognitivo comportamentais. Avaliação e intervenção psicológica na perspectiva dos modelos comportamentais e cognitivos. Modelo cognitivo: crenças e pensamentos automáticos. Aplicabilidade da terapia cognitivo-comportamental no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. ABA: definições, demissões e pressupostos filosóficos. Métodos de Intervenções. Práticas atuais que possam contribuir nos processos de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
O professor como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem na
inclusão de alunos com TEA. Os desafios dos professores que lidam com o TEA em
sala de aula. Formação continuada para professores que lidam com TEA. Atendimento educacional especializado para crianças com TEA. Cuidadores e sua
atuação na educação da criança com TEA. Adaptação escolar e curricular para
crianças com TEA.
Introdução a metodologia científica. Métodos e técnicas de pesquisa científica. Fontes de pesquisa. Trabalhos científicos: projeto e artigo. Normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa. Orientações para elaboração de um artigo científico.
Políticas de Educação Especial/Autismo e o AEE: Processo de Identificação, concepções de educação e diagnóstico diferencial e estudos de caso: processos identificação e de acolhida. A Escolarização da pessoa com autismo: Material didático, Planos de atendimento (PAEE) e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC). Práticas Educacionais Programas para os autistas e estudos de caso: metodologias, estratégias propositivas para o atendimento de estudantes com autismo na escola. Atendimento Educacional Especializado – AEE para autista: o professor no seu fazer diário no AEE, PAEE, atividades adaptadas/ adequadas, estratégias de ensino e avaliação no AEE.
A Tecnologia e o Autismo. A Tecnologia Assistiva como estratégia, metodologia e
conhecimentos multidisciplinares e sua contribuição para a promoção da aprendizagem, inclusão e interação social de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os tipos de tecnologias assistivas para crianças com TEA na escola. Os aplicativos e dispositivos específicos que auxiliam na comunicação não verbal, promovendo a expressão das crianças autistas em sala de aula.
Elaboração de um artigo científico, desenvolvido pelo aluno sob orientação docente.
Copyright©2021 | IAMES | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Flare Digital
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Automated page speed optimizations for fast site performance