PÓS GRADUAÇÃO - Transtorno de Espectro Autista

Aulas Presencial aos sábados

Mensalidade

Sobre o Curso

Proporcionar o aprofundamento teórico-metodológico sobre o transtorno do Espectro Autista – TEA para os profissionais que desejam atuar de maneira especializada junto aos alunos diagnosticados ou não, bem como capacitá-los para o desenvolvimento, a autonomia, a aprendizagem e a inclusão desses alunos no contexto social e no ambiente educacional.

Estrutura Curricular

DISCIPLINASCH
01Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva30
02Distúrbios e Transtornos Cognitivos e a Inclusão30
03Principais Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem40
04TEA: do Conceito a Evolução30
05Políticas Públicas e Legislação Aplicada ao TEA40
06Teoria Comportamental e a Inclusão da Pessoa com TEA60
07Atuação do Professor na Inclusão Educacional da Pessoa com TEA60
08Metodologia da Pesquisa: oficina prática20
09Avaliação Diagnóstica, PEI e Intervenção no Espectro Autistas60
10Práticas Educativas para Pessoas com TEA60
11Tecnologia Assistiva – T.A. na interação com alunos autistas30
12Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo*20
 CHT460

Ementas

A Educação Especial Inclusiva no contexto social, econômico e político brasileiro.
Princípios e fundamentos para construção de uma escola inclusiva. Abrangência e
pressupostos legais que garantem o atendimento e a inclusão do estudante públicoalvo da educação especial em uma perspectiva inclusiva.

Distúrbios da Aprendizagem. Transtornos, Distúrbio e Dificuldade de Aprendizagem. Características dos Distúrbios de Aprendizagem. Processo de Inclusão e os Distúrbios da Aprendizagem. Desenvolvimento de estudos dos atuais debates sobre a Educação Especial e o movimento dos processos inclusivos. Os discursos da inclusão e os contextos educativos: contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais.

Abordagem Psicológica e Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Os transtornos e os distúrbios relacionados a aprendizagem. Transtorno do Espectro Autista, TODA/H e TOD e Transtornos da Comunicação (linguagem).

Do Autismo ao Transtorno do Espectro Autista. A compreensão profunda e atualizada dos aspectos clínicos, comportamentais e educacionais do TEA. O Transtorno do Espectro Autista e as outras síndromes. A Importância da equipe multidisciplinar no tratamento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Pesquisa e debates sobre temas atuais relacionados ao Transtorno do Espectro Autista no Brasil e no mundo.

As Políticas públicas destinadas ao Transtorno do Espectro Autista e as implicações
que envolvem o Estado na sua implementação. As Políticas públicas relacionadas às
pessoas com o referido transtorno, bem como o descompasso existente entre o que
a lei prevê e o que o Estado implementa. A Legislação Nacional aplicada ao TEA.
Acordos internacionais relativos ao TEA. O TEA e o estatuto da pessoa com
deficiência. Direitos Humanos e Transtorno do Espectro Autista.

Histórico e Fundamentos teórico das terapias cognitivo comportamentais. Avaliação e intervenção psicológica na perspectiva dos modelos comportamentais e cognitivos. Modelo cognitivo: crenças e pensamentos automáticos. Aplicabilidade da terapia cognitivo-comportamental no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. ABA: definições, demissões e pressupostos filosóficos. Métodos de Intervenções. Práticas atuais que possam contribuir nos processos de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista.

O professor como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem na
inclusão de alunos com TEA. Os desafios dos professores que lidam com o TEA em
sala de aula. Formação continuada para professores que lidam com TEA. Atendimento educacional especializado para crianças com TEA. Cuidadores e sua
atuação na educação da criança com TEA. Adaptação escolar e curricular para
crianças com TEA.

Introdução a metodologia científica. Métodos e técnicas de pesquisa científica. Fontes de pesquisa. Trabalhos científicos: projeto e artigo. Normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa. Orientações para elaboração de um artigo científico.

Políticas de Educação Especial/Autismo e o AEE: Processo de Identificação, concepções de educação e diagnóstico diferencial e estudos de caso: processos identificação e de acolhida. A Escolarização da pessoa com autismo: Material didático, Planos de atendimento (PAEE) e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC). Práticas Educacionais Programas para os autistas e estudos de caso: metodologias, estratégias propositivas para o atendimento de estudantes com autismo na escola. Atendimento Educacional Especializado – AEE para autista: o professor no seu fazer diário no AEE, PAEE, atividades adaptadas/ adequadas, estratégias de ensino e avaliação no AEE.

A Tecnologia e o Autismo. A Tecnologia Assistiva como estratégia, metodologia e
conhecimentos multidisciplinares e sua contribuição para a promoção da aprendizagem, inclusão e interação social de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os tipos de tecnologias assistivas para crianças com TEA na escola. Os aplicativos e dispositivos específicos que auxiliam na comunicação não verbal, promovendo a expressão das crianças autistas em sala de aula.

Elaboração de um artigo científico, desenvolvido pelo aluno sob orientação docente.