Pós-graduação
10 meses
Aulas Presenciais
360 horas
O curso visa promover a compreensão da estrutura e do funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, bem como acompanhar os desafios do Mercado Financeiro e seus principais produtos e serviços ofertados, possibilitando uma visão inovadora em finanças, investimentos e banking.
DISCIPLINAS | CH | |
01 | Política, Economia e Finanças | 30 |
02 | Relacionamento, Fidelização e Recuperação de Clientes | 30 |
03 | Investimentos de Renda Fixa e Variável | 30 |
04 | Mercado de Investimento de Curto Prazo e Trading | 30 |
05 | Matemática Financeira Aplicada à Finanças | 30 |
06 | Investimentos Internacionais | 30 |
07 | Planejamento Financeiro, Fiscal e Sucessóri | 30 |
08 | Sistema Financeiro Nacional: Produtos e Serviços Financeiros | 30 |
09 | Tecnologia e Inovação Aplicadas a Produtos e Serviços Financeiros | 30 |
10 | Vendas e Gestão Comercial em Produtos e Serviços Financeiros | 30 |
11 | Metodologia da Pesquisa: Oficina Prática | 30 |
12 | Gestão de Riscos nos Investimentos Financeiros | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 360 |
O conceito de cultura e o impacto da cultura no comportamento financeiro das pessoas. A economia capitalista. Os fatores políticos que moldam a economia. A relação entre o poder e as questões financeiras. O comportamento político e a influência dos aspectos financeiros na tomada de decisão. A importância e aplicação da Política e da Economia nos diferentes segmentos financeiros. Pesquisa e discussão de temas atuais relacionados a política, economia e finanças nas instituições financeiras.
Princípios de marketing de relacionamento. Conceito e importância da gestão do relacionamento com o cliente. Relacionamento e vantagem competitiva. Relacionamento com o cliente na área de finanças sob a perspectiva da Ética e da conduta do profissional financeiro. Dilemas e conflitos éticos associados a finanças. Maximização do valor do cliente ao longo do tempo (Custumer Lifetime Value). Políticas de captação, retenção e fidelização de clientes. Administração das ferramentas de relacionamento com clientes.
Renda Fixa: Tipos de títulos de renda fixa. Precificação. Duração. Renda Variável-Ações: Mercado primário e secundário de ações. Aspectos básicos de valuation. Definição e função dos contratos de derivativos. Renda Variável – Derivativos: Mercado a termo. Mercados futuros. Mercados de opções. Análise de Investimento: Técnica e Fundamentalista. Tape Reading. Análise Gráfica: Tipos de gráficos, formações, indicadores, rastreadores e osciladores. Robôs (Algo Trading). Análise de Indicadores fundamentalistas: book value per share, earnings per share, P/E, Dividend per share, Dividend Yield, Price/Book Value, Avaliação de Ações: FCD, Múltiplos, DDM, Gordon, etc, Estratégias Long and Short, Long Biased, Long only, Value Investing, Greeblatt formula. Gestão de carteiras: Formação de carteiras de investimento. Teoria do Portfólio e Value-at-Risk.
O mercado de investimentos de curto prazo e trading. A construção de rendimentos adicionais em carteiras de investimentos. Conceitualização e compreensão ampla das reais oportunidades que existem no mercado trade. A relação entre estratégias de investimentos de curto prazo, especulação, os movimentos de mercado e o impacto dos movimentos nas carteiras de longo prazo.
Apresentar as técnicas de matemática financeira aplicadas a Finanças, Investimentos e Banking. Calcular valores presentes, valores futuros e taxas de juros para capitalizações simples e composta. Realizar operações de desconto de recebíveis. Classificar os tipos de séries de fluxos de caixa e calcular seus valores presentes. Diferenciar os sistemas de amortização de dívidas e mensurar seus saldos devedores, parcelas e custos efetivos totais. Utilizar a HP 12C e planilhas eletrônicas para efetuar operações financeiras. Discutir os principais problemas da rotina financeira.
O portfólio de investimentos internacionais, bem como a dinâmica e tendências das finanças e economia em nível global. Os ativos globais. Países com elevado fluxo de investimentos. Tópicos essenciais como câmbio, FOREX, offshores e blindagem patrimonial. Assuntos que conectam países economicamente e financeiramente. Macroeconomia internacional, taxas cambiais, juros internacionais, o mercado financeiro e de capitais, comércio exterior, FMI, FED, entre outros.
As dimensões do planejamento financeiro pessoal. Criação de reserva e outros aspectos das finanças pessoais com foco em qualidade de vida. Gestão de tributos e planejamento tributário para pessoa física e pessoa jurídica. Noções tributárias básicas. Imposto de renda para pessoa física e jurídica. Tributação de operações em mercados financeiros. Investimentos de brasileiros no exterior e enquadramento penal para descumprimento de obrigações com a Receita Federal. Preparação de sucessores e transmissão de bens. Aspectos jurídicos de direito de família. Regimes de união. Eficiência e segurança jurídica na gestão de tributos e patrimônio.
Os principais produtos financeiros existentes no mercado brasileiro. As características essenciais dos diversos produtos disponíveis para a alocação de recursos. O cenário do mercado atual e as suas características quanto ao emitente, risco, rentabilidade, custo, prazo e tributação. As certificações de mercado financeiro como Ancord, CPA20, CEA e CFP.
Noções fundamentais da tecnologia e inovação aplicadas a produtos e serviços financeiros. A revolução da indústria financeira protagonizada pelas fintechs. Análise dos diversos aspectos da indústria financeira sob a ótica tecnológica. Oportunidades de inovação, ganhos de eficiência e criatividade para todas as áreas de finanças.
A Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes de venda. Motivação e engajamento de equipes de venda. Ações de pré-venda e pós-venda. As diferentes etapas da venda e suas respectivas peculiaridades teórico-práticas. Funções administrativas relacionadas ao planejamento, à organização sistêmica e estrutural, à liderança da força de vendas e o estabelecimento dos dispositivos de controle da evolução dos negócios financeiros. Discutir estratégias e ferramentas que visem potencializar as vendas de produtos e serviços financeiros, potenciando os resultados.
Introdução a metodologia científica; Métodos e técnicas de pesquisa científica; Fontes de pesquisa; Trabalhos científicos: projeto e artigo. Normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa. Elaboração de um artigo científico.
A Administração de Investimentos e o Investidor. Os Investidores Institucionais. Aplicação da gestão de risco como importante processo nos investimentos financeiros e atividades de instituições financeiras. Aplicação de processos de hedge, derivativos e rating no monitoramento e mitigação de riscos associados a investimentos e instituições.
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