Na manhã desta sexta-feira (14) a turma de acadêmicos do curso de Direito participou de um Júri Simulado, atividade da disciplina de Hermenêutica, ministrada pelo professor Robson Parente.
A disciplina de hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. A partir desta atividade, os acadêmicos receberam feedbacks e orientações sobre cada atuação.
A partir da pesquisa sobre o Caso para julgamento é possível entender melhor a jurisprudência, os precedentes e a legislação, e isso tudo faz com que os acadêmicos tenham uma noção melhor de como montar uma peça argumentativa.
“A ideia de um simulado de julgamento, é para que os acadêmicos experimentem todas as fases que um profissional percorre para adquirir o conhecimento necessário para o momento de defesa. Existe também a questão do envolvimento emocional do profissional a partir da pesquisa com o Caso em julgamento e, desta vez o caso envolvia uma criança com transtorno do espectro autista (TEA) e, alguns dos acadêmicos se identificaram com a situação em julgamento”, explicou o professor Robson Parente.
Através da atividade de Júri Simulado é possível criar a oportunidade para o aluno aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e obter experiências de aprendizagem, contextualizando as questões propostas.
O Júri simulado mais que uma avaliação, foi uma grande experiência e aprendizado, aonde todos puderam obter conhecimento, interação e uma visão real de como acontece o Direito. Foi extremamente enriquecedor”, disse o acadêmico Phelipe Dourado.
Com trajes a caráter e discursos bem elaborados, os acadêmicos demonstraram empenho e entusiasmo durante a atividade.
“A experiência foi surreal, até lembro do frio na barriga antes de começar. É muito importante ter esse tipo de atividade no início do curso para sentirmos como é a carreira no âmbito jurídico. Muito amigos que estudam ou finalizaram o curso de Direito relatam que não tiveram esse tipo de experiência com júri simulado, então é um grande diferencial termos essa oportunidade através da Faculdade IAMES”, declarou a acadêmica”, Emilly Araújo.
Jornalista Lidiane Cunha