Pesquisar
Close this search box.

I Fórum do curso de Direito

Nos dias 03, 04 e 05 de outubro a Faculdade IAMES realizou o I Fórum do curso de Direito, coordenado pela professora Jussara Pontes. A programação contou com conferências, oficinas, mesa redonda e a participação de profissionais renomados da área jurídica. 

Turma de acadêmicos com coordenadora do curso e os palestrantes da mesa redonda.

Para abertura do evento os acadêmicos aprenderam sobre as questões trabalhistas. A primeira palestra, apresentou casos reais sobre as mudanças no mercado de trabalho pós pandemia, com ênfase na nova modalidade de “trabalhar em casa”. 

Juiz do Trabalho Igo Zany

“Após a pandemia consolidou-se a “introdução” da empresa na casa do funcionário através do home office. E a partir desse cenário, torna-se importante que o profissional do direito tenha conhecimento na administração para assim, entender, discutir e promover ações sobre os assédios virtuais praticados por empresas com seus funcionários. Se pararmos para pensar, veremos o quanto as pessoas têm a sua privacidade violada através do home office. É um assunto atual, delicado e urgente”, explicou o Juiz do Trabalho, Igo Zany. 

No intervalo do 1° dia de Fórum, ocorreu uma apresentação musical de voz e violão com a acadêmica de direito Kamily Paulino e seu pai, Vanderlei Silva. Em seguida, os acadêmicos participaram de um momento de aprendizagem e conversa sobre “A advocacia trabalhista como instrumento de Direitos Sociais, com a Advogada Aline Laredo.  

Abertura do I Fórum com apresentação musical da acadêmica Kamily Paulino e seu pai, Vanderlei Silva.
Advogada Trabalhista Aline Laredo

“O direito é apenas a nossa ferramenta de trabalho, mas advocacia é uma aprendizagem, somente com a prática será possível adquirir tal habilidade. O jurídico traz um pensamento crítico diante de toda informação que chegar ao nosso conhecimento, e como profissionais do Direito, precisamos agir conforme os valores e preceitos da justiça”, disse a advogada trabalhista. 

No segundo dia foram apresentadas Oficinas com temáticas diversas, ministradas pelos professores do curso de Direito: Petição Simples – Robson Parente; Contrato de Compra e Venda – Hilderley Barbosa ; Como fazer um artigo – Breno Leite ; Os efeitos previdenciários da relação trabalhista – Jussara Pontes ; Crimes contra a dignidade sexual – Caso Mariana Ferrer – Antônio Maia; e Direito Penal na Prática – Rosiel Sotero.

Para o encerramento do I Fórum do curso de Direito, ocorreu uma Mesa Redonda sobre “Os benefícios previdenciários em espécie no Regime Geral de Previdência Social (RGPS)”, com os advogados Marcus Andrade e Maria Almeida. 

“É importante estimular o Direito no acadêmico, ainda mais na área previdenciária, que na minha visão, é um dos direitos mais apaixonantes, por se tratar da parte social humanitária. Apresentar este assunto no Fórum foi uma maneira de instigar a chama de “poder ajudar alguém” em cada participante, disse o advogado Marcus Andrade, expressando que também foi um momento de aprendizagem pessoal através das perguntas e experiências dos acadêmicos. 

Advogada Marcus Andrade

A temática finalizou com uma abordagem completa sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e sobre a nova legislação. “Existe uma grande relevância do conhecimento dos acadêmicos sobre as condições e alterações referentes ao INSS, afinal é um Instituto que faz parte do dia a dia de cada um de nós. Esse serviço abrange um número considerável de pessoas que dependem da previdência social para obterem algum benefício. Seja na hora do nascimento, da incapacidade ou da aposentadoria, o INSS é um fator que permeia todos os momentos da vida de uma pessoa”, explicou a advogada Maria Almeida. 

Advogada Maria Almeida

O I Fórum do curso de Direito marcou os participantes através das temáticas, da troca de experiência e do contato com profissionais de referência social. 

Esse evento foi muito significativo, tendo como base principal os direitos sociais com foco nos trabalhadores e segurados. “A temática discutida faz parte da estrutura curricular a partir do 6° período do curso, mas por se tratar de direitos sociais, todos já tiveram alguma experiência com o assunto e este detalhe fez a participação dos acadêmicos ser efetiva”, relatou a coordenadora Jussara Pontes. 

Coordenadora do curso de Direito, Jussara Pontes

“O I Fórum do curso de Direito, teve grande importância para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, pois os assuntos abordados foram de grande relevância para o nosso futuro como, profissionais operadores do Direito. Foi bem dinâmico e retendo a atenção de todos”, expressou, o acadêmico do 2° período, Elizeu Santos. 

“A vinda de profissionais de direito em diversos temas, trouxe um amplo conhecimento e uma indiscutível aprendizagem. Esse evento tem relevância ainda maior por estarmos no início da caminhada acadêmica”, disse o acadêmico do 2° período, Marlon Peres. 

Jornalista Lidiane Cunha

Compartilhe nas redes

Fale conosco para mais informações:

(92) 2101-1600

Mais Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support