Alunos do Curso de Direito Participam do Júri Simulado 2024 no Ministério Público do Amazonas e Avançam para a Próxima Fase

No dia 4 de junho de 2024, alunos do curso de Direito do Instituto Amazônico de Ensino Superior (IAMES) tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades e conhecimentos durante o Júri Simulado 2024, realizado no Ministério Público do Amazonas. Este evento, que é parte essencial da formação prática dos estudantes de Direito, envolveu a simulação de um caso de assassinato, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva e realista do ambiente judicial.

Os estudantes do IAMES desempenharam o papel de acusação, onde tiveram a tarefa de reunir provas, apresentar argumentos convincentes e interrogar testemunhas, tudo com o objetivo de provar a culpabilidade do réu na simulação. Essa etapa do júri simulado é crucial, pois permite que os alunos coloquem em prática as teorias aprendidas em sala de aula, desenvolvam habilidades de argumentação e adquiram uma compreensão mais profunda do processo judicial.

O desempenho dos alunos do IAMES foi exemplar, resultando na sua passagem para a próxima fase do Júri Simulado. Este avanço é um reconhecimento do esforço, dedicação e competência demonstrados por esses futuros profissionais do Direito. Participar de eventos como este não só enriquece a formação acadêmica, mas também prepara os estudantes para os desafios reais da carreira jurídica.

A simulação de um caso de assassinato exige um alto nível de preparo e precisão, uma vez que envolve a análise minuciosa de evidências, o domínio das técnicas de oratória e a capacidade de pensar de forma crítica e estratégica. A atuação dos alunos do IAMES na acusação foi marcada por uma apresentação sólida e persuasiva, que conseguiu destacar os pontos essenciais do caso e conduzir a narrativa de forma clara e convincente.

A realização do Júri Simulado no Ministério Público do Amazonas é uma iniciativa importante que fortalece a relação entre as instituições de ensino e os órgãos judiciais, promovendo a integração entre teoria e prática. Para os alunos, essa experiência é uma oportunidade única de vivenciar o cotidiano do sistema judiciário, entender suas complexidades e desenvolver competências essenciais para a sua futura atuação profissional.

A próxima fase do Júri Simulado promete ser ainda mais desafiadora, e os alunos do IAMES estão determinados a continuar se destacando. Parabenizamos a todos os participantes por este importante avanço e desejamos sucesso nas próximas etapas. Eventos como este são fundamentais para a formação de profissionais preparados e comprometidos com a justiça e a sociedade.