Docente do IAMES Publica Série de Artigos Científicos

Skip Navigation Links

Igor Câmara, professor permanente do Instituto Amazônico de Ensino Superior (IAMES), se destaca na promoção e consolidação de pesquisas científicas nas áreas das ciências humanas e sociais. Nos meses de janeiro e julho de 2024, ele publicou três artigos em periódicos classificados como Qualis A2 e B1.

Artigos Publicados:
“Municipalization of Public Security: The Role of the Municipal Guard in the Jurisprudence of the STF and STJ”
Publicado na Revista Concilium (Qualis A2), este artigo discute o papel e a atuação da Guarda Municipal à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A pesquisa analisa decisões desses órgãos sobre segurança pública municipal, destacando que a Guarda Municipal não possui atribuições para investigações e diligências (poder de polícia). Utilizando uma abordagem dialética e qualitativa, o estudo sugere melhorias na atuação da Guarda Municipal e espera fomentar novas pesquisas sobre segurança pública, cidadania e direitos humanos no contexto amazônico. O artigo completo pode ser visualizado no link: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/3801.

“Educação, Psicologia e Direitos Humanos no Contexto Amazônico: Educação Escolar Indígena como Direito Humano”
Publicado na Educamazônia – Educação (Qualis B1), este artigo aborda a interseção entre educação, psicologia e direitos humanos, com foco na educação escolar indígena. A pesquisa enfatiza a importância da educação como um direito humano fundamental e explora os desafios e oportunidades no contexto amazônico para garantir uma educação de qualidade para as populações indígenas.

A série de publicações de Igor Câmara representa uma significativa contribuição para a produção científica nas ciências humanas e sociais, reforçando o compromisso do IAMES com a excelência acadêmica e a pesquisa de impacto.

Prof. Msc. Igor Câmara, autor principal do artigo.

Parabéns ao professor Msc. Igor Câmara por sua dedicação e pelas importantes contribuições para o avanço do conhecimento em sua área de atuação!