Imersão jurídica: alunos do curso de Direito do IAMES fazem visita técnica no TJAM

Os acadêmicos dos 1º e 2º períodos do Curso de Direito do Instituto Amazônico – IAMES, participaram de uma visita técnica da nova edição do “Projeto Portas Abertas” da Escola Superior da Magistratura do Amazonas – Esmam, que proporcionando-lhes uma experiência única no Tribunal de Justiça do Amazonas – TJAM. As atividades aconteceram nesta última terça-feira (03), e iniciou com uma palestra do magistrado Dr. João Gabriel Cirelli Medeiros, que discutiu sobre a carreira na magistratura e o processo para aprovação em concursos públicos.

Em seguida, sob a supervisão da Coordenadora do Curso de Direito, Profa. Dra. Jussara Pontes, os estudantes tiveram a oportunidade de observar uma audiência nas Câmaras Reunidas no Tribunal Pleno, além de conhecerem as instalações do Fórum Henoch Reis, onde aprenderam sobre os procedimentos de audiência de custódia e acompanharam uma sessão de julgamento no Tribunal do Júri.

A visita continuou no Fórum Euza, onde os alunos foram apresentados ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC), onde mediadores e conciliadores demonstraram o funcionamento das audiências de conciliação e mediação em casos familiares.

Para concluir, os estudantes foram levados ao Museu Judiciário do Amazonas – MUJAM, onde puderam explorar a história do prédio que abrigava o Tribunal de Justiça desde o início do século XX. Durante a visita, foi destacado o caso Delmo, ocorrido na década de 1950, que teve seu julgamento realizado no então MUJAM, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda do sistema judiciário local e sua evolução ao longo do tempo.

“A visita técnica nesta magnitude para os acadêmicos do primeiro ano do curso de Direito traz conhecimento prático da carreira jurídica, proporcionando uma experiência inigualável para aplicação em sala de aula, além de permitir que o aluno veja a realidade dos profissionais do Direito e o acesso da academia aos tribunais, quebrando barreiras e paradigmas no que concerne à tratativa entre advogados, Ministério Público, Magistrados e os jurisdicionados”, afirma a Coordenadora.

O IAMES desempenha um papel crucial ao viabilizar essas interações e visitas, visando enriquecer a formação profissional dos acadêmicos através de experiências de aprendizado fora das salas de aula, e ainda mais próximas da atuação profissional.