Pesquisar
Close this search box.

MEC anuncia o mapa interativo da educação superior

Fachada do Ministério da Educação

Com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de escolha do curso de graduação, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançou nesta sexta-feira, 19 de janeiro, a plataforma MEC Conecta, a ferramenta utiliza recursos de geolocalização e linguagem gameficada para auxiliar e informar o usuário sobre as opções de curso superior nas instituições públicas de ensino superior. 

A plataforma apresenta informações detalhadas sobre as instituições de ensino, áreas de formação, cursos oferecidos e formas de ingresso em todo o território nacional. 

O MEC Conecta foi lançado na versão beta (de teste), a fim de ser construído com a colaboração dos usuários. A ideia é convidar estudantes, professores, produtores de conteúdo e o público em geral para registrarem sua opinião sobre navegabilidade, design e conteúdo, além de indicarem quais informações gostariam de ver na plataforma, mediante a aba “Construa com a gente”, que fica logo na página inicial ou dentro do ícone “Menu”. 

A atual versão da plataforma apresenta: 

  • Informações gerais sobre todas as universidades federais, estaduais e municipais do País; 
  • Dimensão das instituições, as cidades em que atuam e os cursos que oferecem; 
  • Detalhamento específico de cada curso, como duração, turno, modalidade, nível de concorrência e avaliação de qualidade; 
  • Número de vagas em cada curso, dentro e fora do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); e 
  • Relação com o mercado de trabalho, a partir de indicadores como o salário médio nacional e estadual. 

O acesso é dinâmico e intuitivo, o MEC Conecta está disponível no endereço eletrônico www.conecta.mec.gov.br. Ao acessá-lo, o usuário poderá fazer buscas pelas abas “Área”, “Curso” ou “Estado”. A navegação também poderá ser feita pelo mapa interativo do Brasil, que vai exibir as instituições de educação superior, ou pelo ícone “Confira as áreas do conhecimento”. 

Antes do lançamento, o MEC Conecta foi apresentado para mais de 100 gestores de Comunicação de instituições públicas de ensino superior e influenciadores digitais, em reuniões on-line, na última quinta-feira, 18 de janeiro, pela plataforma Microsoft Teams.  

As funcionalidades do MEC Conecta foram apresentadas por Fernando Pires Barbosa, pró-reitor adjunto de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria. O diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Alexandre Brasil, e o gerente de Projetos da Sesu, Rodrigo Rangel, convidaram os participantes a contribuírem para a construção da plataforma, que incluirá novos recursos já a partir dessas sugestões.  

De acordo com Alexandre Brasil, o MEC Conecta visa fortalecer as universidades, bem como auxiliar os estudantes na escolha de cursos e universidades, especialmente os candidatos ao Sisu. “O que temos observado é que os estudantes precisam de um ambiente que reúna informações qualificadas sobre o acesso à educação superior, opções de cursos e profissões.  

FONTE: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/mec-lanca-mapa-interativo-da-educacao-superior 

Compartilhe nas redes

Fale conosco para mais informações:

(92) 2101-1600

Mais Notícias

Volta às aulas no IAMES  

As voltas às aulas no Instituto Amazônico de Ensino Superior – Iames, para este novo semestre de 2024/1, já estão para começar, a estimativa é

5° Jornada Pedagógica do IAMES

O Instituto Amazônico de Ensino Superior – IAMES, realiza a jornada acadêmica com o tema Contribuição das Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para o Processo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support