Prática jurídica para a turma do curso de Direito

Na manhã desta sexta-feira (14) a turma de acadêmicos do curso de Direito participou de um Júri Simulado, atividade da disciplina de Hermenêutica, ministrada pelo professor Robson Parente. 

A disciplina de hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. A partir desta atividade, os acadêmicos receberam feedbacks e orientações sobre cada atuação. 

A partir da pesquisa sobre o Caso para julgamento é possível entender melhor a jurisprudência, os precedentes e a legislação, e isso tudo faz com que os acadêmicos tenham uma noção melhor de como montar uma peça argumentativa. 

Professor Robson Parente

“A ideia de um simulado de julgamento, é para que os acadêmicos experimentem todas as fases que um profissional percorre para adquirir o conhecimento necessário para o momento de defesa. Existe também a questão do envolvimento emocional do profissional a partir da pesquisa com o Caso em julgamento e, desta vez o caso envolvia uma criança com transtorno do espectro autista (TEA) e, alguns dos acadêmicos se identificaram com a situação em julgamento”, explicou o professor Robson Parente. 

Através da atividade de Júri Simulado é possível criar a oportunidade para o aluno aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e obter experiências de aprendizagem, contextualizando as questões propostas.  

O Júri simulado mais que uma avaliação, foi uma grande experiência e aprendizado, aonde todos puderam obter conhecimento, interação e uma visão real de como acontece o Direito. Foi extremamente enriquecedor”, disse o acadêmico Phelipe Dourado. 

Com trajes a caráter e discursos bem elaborados, os acadêmicos demonstraram empenho e entusiasmo durante a atividade. 

“A experiência foi surreal, até lembro do frio na barriga antes de começar. É muito importante ter esse tipo de atividade no início do curso para sentirmos como é a carreira no âmbito jurídico. Muito amigos que estudam ou finalizaram o curso de Direito relatam que não tiveram esse tipo de experiência com júri simulado, então é um grande diferencial termos essa oportunidade através da Faculdade IAMES”, declarou a acadêmica”, Emilly Araújo. 

Compartilhe nas redes

Fale conosco para mais informações:

(92) 2101-1600

Mais Notícias

I Fórum do curso de Direito

Nos dias 03, 04 e 05 de outubro a Faculdade IAMES realizou o I Fórum do curso de Direito, coordenado pela professora Jussara Pontes. A

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support