Transversalidade da ciência para a construção de melhor convívio humano
O primeiro dia da II Semana de Iniciação Científica foi marcado por momentos simbólicos, lançamento de livro, apresentações de trabalhos acadêmicos e apresentação musical com o violinista Fabrício Cromwell.
A abertura iniciou com a entrada dos acadêmicos: Elizeu Oliveira, Thalia Souza e Francineide Oliveira, cada um, segurando um símbolo do Direito:
Themis – a Deusa da justiça; Livro Vade Mecum – representando a Constituição Federal; Toga – traje usado pelo judiciário, que simboliza poder e o Símbolo da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) – representando os 3 poderes: legislativo, executivo e judiciário.
O momento de mensagem bíblica foi dirigido pelo pastor e acadêmico de Direito Ivan da Luz, que falou sobre o personagem bíblico Neemias, deixando uma reflexão sobre projetos de vida, reconstrução e a importância da persistência diante dos nossos sonhos.
Durante a abertura ocorreu o lançamento e entrega do Livro “Na visão de gestores de RH”, composto por artigos produzidos pelos alunos do 1° período do curso tecnológico de Gestão de Recursos Humanos, organizado pelo professor Carlos Alberto.
Após a cerimônia de abertura, os acadêmicos realizaram em sala de aula apresentações sobre pesquisas científicas com base na temática: A violência contra a mulher. Foram mais de 30 assuntos abordados durante as apresentações.
“Cada momento da programação de abertura da II Semana de Iniciação Científica externalizou a característica de um evento científico. Todo o cerimonial foi realizado pelos acadêmicos e esse envolvimento engrandeceu o evento, mostrando que quando o trabalho é em equipe, alcançamos êxito”, disse a coordenadora do curso de Direito, Jussara Pontes.
A acadêmica do 2° período de Direito, Cláudia Castro, foi uma das acadêmicas envolvidas na organização da II Semana e descreveu a participação como um privilégio em poder ajudar e estar em contato maior com os coordenadores e professores, ajudando diretamente no evento Institucional.
“Além de ampliar a visão dos alunos diante da missão que da Faculdade, isso prova que a Instituição abre oportunidade para extrair o melhor dos acadêmicos. Exemplo disso, são os alunos do 1º período participando da publicação de um livro. No momento da construção do projeto, muitas vezes a pessoa não tem noção do todo, mas quando o acadêmico vê o trabalho em exposição e sendo avaliado, percebe que o trabalho dela faz parte de algo maior e isso promove um senso de realização e felicidade. Fazer parte da organização da II Semana de Iniciação Científica é motivo de orgulho, honra e gratidão por tal oportunidade”, relatou a acadêmica do 2° período, Cláudia.
Para o segundo dia, a programação contará com imersões a partir das seguintes temáticas: Inteligência Emocional, Arqueologia Amazônica, Responsabilidade Fiscal e Gestão Pública.
Siga nossas redes sociais e acompanhe vídeos e fotos durante o evento: @iamesoficial
Jornalista Lidiane Cunha