Novo curso aprovado com nota 4 pelo MEC: Pedagogia com residência

Equipe de docentes do curso de Pedagogia

O Instituto recebeu nesta quinta-feira (03) a notícia da aprovação do curso de Pedagogia com residência através da publicação da Portaria Nº646, de 01 de novembro de 2022.

No mês de julho de 2022, a Faculdade IAMES recebeu avaliação online da Comissão Avaliativa do Ministério de Educação para análise sobre infraestrutura, metodologia, corpo docente e corporativos, a fim de verificar as condições necessárias para oferecer mais um curso de graduação.

Sobre o curso

Tem como missão desenvolver conhecimentos que envolvem a docência, a gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não escolares, e ainda a produção e disseminação de conhecimentos da área da educação. O curso forma professores, gestores e pesquisadores com alta qualificação técnico-acadêmica e preparo ético estabelecendo como meta o vínculo permanente com instituições públicas e privadas de ensino e outras organizações educativas.

O Curso de Pedagogia do IAMES abrange o campo teórico e investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico propriamente dito, levando o aluno(a) a um processo de autoconhecimento e transformação pessoal.

Para a melhor formação dos futuros PEDAGOGOS o curso conta com um Laboratório de Linguagem e Processos Cognitivos, Residência Pedagógica, Biblioteca Virtual, Experiências em Educação e novas Tecnologias, com intensa carga horária prática. A estrutura curricular se aprofunda nos princípios teóricos e metodológicos do ensino de história, geografia e ciências naturais, filosofia e psicologia da educação e da aprendizagem, fundamentos de gestão educacional, libras, letramento e alfabetização; incentivando o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e autopercepção. Nossa qualidade de ensino é atestada pelo MEC, já que o curso obteve nota 4 em sua avaliação,” explicou a Diretora Acadêmica, Jussará Lummertz.

Atuação profissional

Na Escola:
O licenciado em Pedagogia encontra boas oportunidades como professor. Isso porque ele está habilitado a dar aulas na Educação Infantil e também do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental em creches, escolas públicas e particulares. O pedagogo pode também ministrar disciplinas na educação de jovens e adultos (EJA) ou se voltar para a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Pode trabalhar também como Coordenador pedagógico, Gestor escolar, Orientador educacional.

Fora da Escola:
O campo de trabalho do Pedagogo é muito amplo e oferece vários caminhos além da escola: como o trabalho em editoras, hospitais, empresas de tecnologia e de brinquedos, Organizações não Governamentais (ONGs), Novas Tecnologias na Educação, Psicopedagogia, Espaços voltados para a educação, cultura e lazer (Secretarias de Ação
Social ) e na Área militar.

Jornalista Lidiane Cunha