Pesquisar
Close this search box.

Projeto de pesquisa e extensão: ações na comunidade

O Instituto IAMES por meio da coordenação de pesquisa e extensão, coordenado pela professora Laura Santos tem executado o Projeto “Pesquisa, cidadania ambiental e sustentabilidade” em algumas comunidades de Manaus, com a finalidade de implementar ações de educação ambiental e pesquisa, em apoio a duas instituições protetoras do Igarapé do Gigante na Zona Oeste de Manaus. 

O Projeto vinculado ao Centro Integrado de Pesquisa, Ensino e Inovação (CIEPI), além de contribuir para a ampliação as ações de proteção ambiental também irá fornecer novos conhecimentos no contexto comunitário. 

Ações realizadas

08.09 – Visita técnica com a liderança da Associação do Flamanal para conhecer extensão do Igarapé do Gigante.

16.09 – Visita técnica para conhecer a dinâmica da Eco cooperativa.

12.11 – Visita na comunidade do Jardim de Versalles – Início ao curso de Educação Ambiental, e a formação da cidadania ambiental.

19.11 – Visita na comunidade do Tarumã – Início ao curso de Educação Ambiental, e a formação da cidadania ambiental.

Sobre as cooperativas 

Eco cooperativa  

Nasce nas proximidades da Igreja dos Remédios no centro de Manaus, quando um padre responsável por uma paróquia juntou um grupo de pessoas que sobreviviam da coleta de material reciclável, organizando a associação que posteriormente migrou para cooperativa.  

Atualmente a cooperativa coleta entre 50 a 60 toneladas de material reciclável, prestando um grande serviço ambiental a cidade de Manaus. A mesma também conta com o apoio de parceiros para agregar valor no processo produtivo, como a Caritas que cedeu o galpão da sede da cooperativa no Taruma, e a Fundação Amazonas Sustentável/FAS que viabilizou um Ponto de Coleta Seletica (PEV) na Marina do Davi/Taruma, para que a cooperativa estivesse um ponto fixo de coleta naquela área. Hoje a cooperativa conta com dois galpões para armazenar o material reciclável, um no bairro Tarumã e outro no bairro da Cachoeirinha. 

Quanto ao processo produtivo, a Eco-coopertaiva coleta todo tipo de material utilizado na reciclagem, como papelão, plástico e vidro. Esse material é triado (separado conforme valor de mercado) nos galpões, pesado e pago conforme a pesagem para os cooperados associados que participam ativamente do processo produtivo, sendo o rendimento individual estabelecido, a partir da quantidade e valor do material coletado. Atualmente, a Eco-cooperativa compõe as instituições da “Aliança do Gigante”, para proteger esse afluente. 

Associação de Moradores do Conjunto Flamanal  

Com sede em Manaus, atualmente situada na Praça das Flores, no bairro Planalto, foi criada em nove de Junho de 2018, tendo como missão a conscientização e mobilização ambiental, para transformar espaços degradados, em espaços sustentáveis para uso da comunidade. Atualmente conta com diversos parceiros, como a Campanha “Renove o nosso mundo”, parceiros da “Aliança pelo gigante”, como também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e sustentabilidade/SEMMAS.  

A associação de Moradores do Flamanal, vem desenvolvendo projetos na área socioambiental, como o “Espaço do conhecimento Sustentável”, que foi instalado por meio da iniciativa de membros da associação que decidiram transformar o espaço de uma antiga lixeira viciada, em um espaço de lazer, entretenimentos e conhecimento sustentável, possibilitando a leitura e aprendizado para todas as idades. A associação também vem desenvolvendo mobilização e passeatas no contexto comunitário, em datas específicas, a fim de chamar a atenção do poder público para os males ocasionados pela poluição do ambiente. 

Jornalista Lidiane Cunha

Compartilhe nas redes

Fale conosco para mais informações:

(92) 2101-1600

Mais Notícias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support