Pesquisar
Close this search box.

Atividades que ajuda a manter o cérebro ativo nas férias 

Você sabia que é importante exercitar o cérebro? Os neurocientistas estão entre os profissionais que sabem melhor como os nossos hábitos de vida se refletem na saúde do cérebro. Uma boa noite de sono é essencial para a mental, é preciso ter de seis a oito horas de descanso todas as noites. De acordo com os neurocientistas, o sono ajuda a processar as informações, sedimentar a memória e limpar toxinas e proteínas que se acumulam no órgão.  

Outro fator importante é uma boa alimentação, comidas processadas ou excessivamente gordurosas podem contribuir para o surgimento de transtornos de ansiedade, por exemplo. O melhor é manter uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. 

Montamos uma lista com oito dicas para melhorar a saúde do cérebro e a capacidade mental: 

  1. Pratique exercícios físicos regularmente: O fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta, estimulando o crescimento de novas células e conexões cerebrais. Uma simples caminhada pode revitalizar o cérebro e melhorar o desempenho mental.  
  1. Escolha os alimentos certos: Inclua ômega 3 em sua dieta, encontrado em peixes de água fria, nozes, couve, espinafre e brócolis. Consuma frutas, vegetais e chá verde, ricos em antioxidantes que protegem as células cerebrais. 
  1. Tenha uma boa qualidade de sono: O sono adequado é fundamental para a saúde cerebral, pois afeta a memória, a criatividade, o aprendizado e o pensamento crítico. 
  1. Desfrute de atividades sociais: Cultivar relacionamentos saudáveis traz benefícios cognitivos e uma vida social ativa está associada a menor declínio da memória em adultos mais velhos. Considere também fazer trabalho voluntário, entrar em um curso ou interagir com animais de estimação. 
  1. Controle o estresse: O estresse prejudica o cérebro, destruindo células e danificando o hipocampo, envolvido na formação e recuperação de memórias. A meditação é uma forma eficaz de gerenciar o estresse. 
  1. Cuide do seu coração: Condições que afetam o coração ou vasos sanguíneos, como pressão alta, colesterol alto, diabetes e obesidade, também prejudicam a memória. Pratique atividade física, evite tabaco e siga orientações médicas. 
  1. Organize e anote: Repita em voz alta informações importantes para lembrar. Organize e anote compromissos e atividades no celular para reforçar o aprendizado e economizar energia mental. 

Seguindo essas dicas, é possível manter o cérebro saudável e melhorar sua capacidade mental ao longo da vida. 

Fonte: https://www.jornalopcao.com.br/saude/saiba-o-que-fazer-para-manter-cerebro-saudavel-confira-lista-de-atividades-510502/

https://www.jornalopcao.com.br/saude/saiba-o-que-fazer-para-manter-cerebro-saudavel-confira-lista-de-atividades-510502/

Compartilhe nas redes

Fale conosco para mais informações:

(92) 2101-1600

Mais Notícias

Volta às aulas no IAMES  

As voltas às aulas no Instituto Amazônico de Ensino Superior – Iames, para este novo semestre de 2024/1, já estão para começar, a estimativa é

5° Jornada Pedagógica do IAMES

O Instituto Amazônico de Ensino Superior – IAMES, realiza a jornada acadêmica com o tema Contribuição das Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para o Processo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support